7 de nov. de 2008

Mímica

Karmem abria os braços em forma de cruz.

- A Última Tentação de Cristo?

- Não! Presta atenção.

- ‘A Paixão de Cristo’?

- Não!

Estávamos brincando de mímica com o tema ‘cinema’. E a namorada ficava estática, crucificada na parede. Mas nenhuma das minhas tentativas em decifrar sua expressão corporal tinha sucesso.

- ‘Jesus Cristo Super Star’?

- Passou longe, longe...

- ‘A Lenda do Papai Noel’?

- O que isso tem a ver?

- O Natal é a comemoração do nascimento do Cristo, achei que fosse uma referência.

- Não tem nada a ver com o Natal, poxa, tente com mais vontade.

- ‘Indiana Jones e a Última Cruzada’?

- Mas o que que isso tem a ver?

- Nesse filme eles estão buscando o santo graal...

- Nossa, como sua imaginação é fértil! Pena que errada. Vou mudar o gesto para deixar mais fácil para você.

E postou-se em posição de sentido, mas com o braço levantado em reverência.

- Mas é o mesmo filme ainda?

- Sim.

- Ah, calma! Isso é a saudação do exército alemão ao Hitler. Hum.... Já sei, ‘A Lista de Schindler’!

- Errou!

- ‘Primavera para Hitler’?

- Não!

- ‘O Pianista’?

- E o Hitler tocava piano?

- Não, mas O Pianista é sobre a segunda guerra mundial, achei que fosse.

- Você tem muita criatividade, mas precisa ter foco, sabia?

- Ai, Karmem, ta muito difícil! Cruz, nazismo, obviamente é um filme sobre a segunda guerra, correto?

- Incorreto. Incorretíssimo!

Nada era decifrável para Karmem, cujas conexões cerebrais ligavam fatos completamente desconexos.

- Vou facilitar ainda mais, para ver se você consegue.

A performance agora incluía, depois da saudação nazista, um gesto de violência no ar, como se estivesse batendo em alguém. Karmem então apontava para o ‘boneco invisível’ que apanhava.

Eu precisava entender a qual filme ela estava se referindo e não era apenas pelo jogo. Karmem testava minhas capacidades o tempo todo e seu espírito competitivo impossibilitava que ela desistisse no meio de qualquer processo.

- Você quer que eu lembre do que os alemães não gostavam, é isso?

- Sim, sim! Finalmente você entendeu!

- O povo mais perseguido por eles foi o judeu...

- Isso, agora vai!

- Judeus?

- Nossa, finalmente!

- O filme ‘O Judeu’, da propaganda nazista, que vimos na aula de história da comunicação?

- Não, vá com calma, que não é esse ainda. É só um pedaço do título.

Já tinha a informação de que a palavra ‘judeu’ fazia parte do nome do filme. Não que isso esclarecesse alguma coisa. O gesto seguinte foi mais simples, com o dedinho apontando para cima.

- Dedo para cima? Algum filme da Carmem Miranda?

- De onde você tirou isso?

- Esses dedinhos, assim, como turista no Carnaval...

- Ih, estava indo bem, agora desandou...

E Karmem agora olhava para cima, apontando insistemente.

- Teto? Telhado? Luz? Céu?

- Aí, acertou!

- Céu?

- Sim!

- ‘Judeus no céu’ é o nome do filme?

- Não, agora vai decodificando, eu tenho certeza que você já viu esse filme e vai conseguir.

Não consegui.

- E aquela história da cruz?

- Jesus era judeu, não era?

- Mas você queria que eu remetesse a figura do Cristo aos judeus em vez dos cristãos? Isso faz algum sentido?

- E quando foi que eu fiz sentido?

- Bom, vamos lá. Judeus + céu. O paraíso? A terra prometida?

- Tá frio, frio... Quase congelando... Tente brincar mais com as palavras!

Aí compreendi.

- ‘Judeu’ não é exatamente a palavra, certo?

- Bingo!

- Judeu... Jud.. Ajuda?

- Tá quase lá, tá quase lá!

- A ajuda veio do céu?

- Acertou! Que demora, hein? Um filme tão simples.

- A ajuda veio do céu?

Repeti, pois não acreditava.

- Sim, você lembra? Aquele filme dos robozinhos que vinham de outro planeta.

- Karmem, o nome do filme não é esse. É ‘O Milagre Veio do Espaço’.

- Você sempre consegue decifrar o que eu estou pensando!

- Para falar de um filme de ficção científica e fantasia sobre robôs em formato de nave espacial você fez a mímica de cruz e da saudação nazista?

- Não reclama, que funcionou direitinho. Agora é sua vez! Escolha um filme e faça a mímica.

Pensei rápido e me posicionei na frente do sofá.

- ‘Labirinto’, com o David Bowie.

- Mas eu nem fiz o gesto ainda!

- Não precisa, eu conheço você.

4 comentários:

Kalu disse...

Essa é a minha preferida. Melhor só da loira e a esquistossomose...

Rodrigo Checchia disse...

Vai parecer brincadeira...

Unknown disse...

Olha, eu num li todo o post pq a parte q me interessava era o nome certo do filme. Afinal eu tinha acabado de colocar na busca do google ""ajuda veio do céu" filme"!!! Muuuito obrigada... sem este post eu nunca ia achar o nome certo, hehehehe :-))
PS: Se não acredita, mando email com o printscreen da busca, nem eu acreditei... Valeu mesmo.

Rodrigo Checchia disse...

Pode ter certeza que acredito! Hehe